Tradutor

terça-feira, 29 de julho de 2014

CNIDÁRIOS - CELENTERADOS

   Olá, pessoal! Dando continuidade à nossa programação, hoje falaremos sobre os Celenterados, do qual fazem parte os Cnidários:
Fonte: www.sobiologia.com.br
   Genericamente, falaremos sobre o super filo Celenterado. É considerado um super filo, pois junta três filos: os cnidários, os ctenóforos e os antozoários, com predominância de cnidários.
  • Apresentam um sistema digestório incompleto, constituído por boca e celenteron (cela digestória). A digestão é parte extracelular (na cela digestória) e parte intracelular (as células capturam parte do alimento e o digerem). O fato de só haver boca em seu sistema digestório, faz com que o torne incompleto. O que sobra dos alimentos é eliminado pela própria boca.
  • Já apresentam uma diferenciação celular maior, formando tecidos. No entanto, as células dos tecidos muscular e nervoso são difusas (dispersas): não formam sistemas ou órgãos.
  • Apresentam metagênese ou alternância de gerações. A reprodução de uma geração (que se apresenta na forma de pólipo) é assexuada por brotamento. A geração seguinte (que se apresentam como medusas) se reproduz sexuadamente.
     
Fonte: segundoanobiologia.blogspot.com
  • O principal grupo dos celenterados são os cnidários. Eles apresentam uma célula especial localizada na ponta dos tentáculos, chamada cnidócito. Quando o cnidócito é tocado, esta célula libera um nematocisto, a ponta penetra na pele e injeta substâncias tóxicas, capaz de paralisar e matar pequenos animais. É usada tanto para o ataque e captura de alimento quanto para defesa.
Fonte: www.geocities.ws
  • Possuem simetria radial.

sábado, 26 de julho de 2014

PORÍFEROS

   Olá pessoal! Na última postagem, mostramos sobre o assunto principal do blog, de início: o reino animal.
   Agora falaremos sobre os Poríferos:

Fonte: profelisamasantos.blogspot.com


  • Este é o grupo mais simples do Reino Animal. Suas células possuem pouca diferenciação, por isso não possuem tecidos nem órgãos. Também são os únicos com ausência de células nervosas.
  • Possuem simetria radial (mais de um eixo simétrico), são aquáticos (a maioria marinhos) e fixos em rochas.
  • Seu corpo é cheio de poros (daí vem o nome porífero: portador de poros).
  • Alimentação: A água com nutrientes entra pelos poros e chega ao átrio. Lá, é filtrada por células chamadas coanócitos, que capturam o alimento contido na água e o digerem (digestão intracelular), distribuindo o produto às outras células. A água filtrada sai pelo ósculo.
  • As esponjas são chamadas de animais filtradores, pois o corpo delas parece um filtro.
  • Algumas esponjas possuem pequenos espinhos, as espículas.
  • Reprodução: A reprodução deste grupo é geralmente assexuada, por brotamento: Um grupo de células se multiplica e forma pequenos brotos, que podem ficar presos à esponja que os produziu ou se soltar. Na reprodução sexuada são produzidos espermatozoides e óvulos. Os espermatozoides nadam até outro indivíduo da mesma espécie, onde encontram um óvulo. Da fecundação sai uma larva, que nada e, após se fixar, transforma-se em uma esponja adulta.
BROTAMENTO:

Fonte: ciensinandobiologia.blogspot.com

REINO ANIMAL - INTRODUÇÃO

   Olá você que começou a ler G e Z Ciências! Durante as primeiras postagens, falaremos sobre o reino animal:
Fonte: portaldoprofessor.mec.gov.br

   Como são nomes científicos, iremos traduzir: Porifera - Poríferos; Cnidaria - Cnidários; Platyhelmintes - Platelmintes; Nematoda - Nematódeos; Mollusca - Moluscos; Annelida - Anelídeos; Arthropoda - Artrópodes; Echinodermata - Equinodermas; Chordata - Cordados.
    Por enquanto isso é tudo, pessoal!