Fonte:
Genericamente, falaremos sobre o super filo Celenterado. É considerado um super filo, pois junta três filos: os cnidários, os ctenóforos e os antozoários, com predominância de cnidários.
- Apresentam um sistema digestório incompleto, constituído por boca e celenteron (cela digestória). A digestão é parte extracelular (na cela digestória) e parte intracelular (as células capturam parte do alimento e o digerem). O fato de só haver boca em seu sistema digestório, faz com que o torne incompleto. O que sobra dos alimentos é eliminado pela própria boca.
- Já apresentam uma diferenciação celular maior, formando tecidos. No entanto, as células dos tecidos muscular e nervoso são difusas (dispersas): não formam sistemas ou órgãos.
- Apresentam metagênese ou alternância de gerações. A reprodução de uma geração (que se apresenta na forma de pólipo) é assexuada por brotamento. A geração seguinte (que se apresentam como medusas) se reproduz sexuadamente.
Fonte:
- O principal grupo dos celenterados são os cnidários. Eles apresentam uma célula especial localizada na ponta dos tentáculos, chamada cnidócito. Quando o cnidócito é tocado, esta célula libera um nematocisto, a ponta penetra na pele e injeta substâncias tóxicas, capaz de paralisar e matar pequenos animais. É usada tanto para o ataque e captura de alimento quanto para defesa.
Fonte:
- Possuem simetria radial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário