Tradutor

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

VERMES 3 - ANELÍDEOS


     

       ANELÍDEOS



        Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os anelídeos ou nossas amiguinhas as minhocas! Elas também são consideradas vermes, mas não parasitam o corpo humano, o que é muito óbvio, qualquer um sabe disso!  


Fonte:www.glogster.com


- A musculatura de cada anel das minhocas pode contrair-se separadamente. desse modo, ela consegue esticar uma parte do corpo e encurtar  outra assim elas conseguem cavar os túneis para ajudar as plantas a sobreviver.

- As minhocas se alimentam de detritos orgânicos  ou seja restos de comidas ou animais com um pouco de terra junto, elas armazenam o alimento e depois trituram.
- Elas respiram pela pele que seria a respiração cutânea. O oxigênio é transportado até as células pelo sangue combinado com uma substância vermelha a hemoglobina que é uma metaloproteína que contém ferro presente
 nos glóbulos vermelhos e que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório.

- Nossas amigas não tem olhos mas elas tem células sensoriais por todo o corpo que acusam a presença de luz e assim a ajudam a minhoca procurar lugares mais escuros e frescos para não se desidratarem.

Você sabia que existem outros anelídeos além das minhocas? Nós temos também as sanguessugas e  poliquetas
poliqueta
sanguessuga





Fonte:pt.wikipedia.org




Fonte:www.sobiologia.com.br




As poliquetas possuem muitas cerdas no corpo e vivem geralmente em ambientes aquáticos e possuem brânquias.

As sanguessugas são chamadas assim porque elas sugam o sangue de outros animais e apresentam duas ventosas a posterior serve para elas se mover e se fixarem e a anterior em volta da boca serve para sugar o sangue.







Nenhum comentário:

Postar um comentário